sexta-feira, 1 de junho de 2012

SABER, CONHECER OU VIVENCIAR CABALA?


O conhecimento cabalístico hoje em dia é muito mais difundido, está além do que jamais se compararmos com o passado. Isto tem um propósito, já que sempre foi falado entre os sábios que haveria uma era de abertura maior, onde as pessoas teriam mais discernimento para receber a Cabala.

Hoje, inúmeras pessoas adentram os portais, buscando respostas, que sem dúvida a Cabala pode proporcionar, mas a questão é que elas estão adentrando ainda com a visão puramente científica das coisas. Isto envolve a experimentação, através das ciências que nos são conhecidas,o que diverge da Cabala.

A Cabala é uma ciência, mas é a ciência das ciências, e isto fica evidenciado. Um exemplo do nível de entendimento cabalístico, pode ser fornecido através do exemplo que o amor nos concede. À medida que falarmos dele, vamos entender o que buscamos quando nos relacionamos à um processo iniciático.

Todos "sabem" o que é o amor, pois já viram algum filme romântico. Também "entendem" o que é amor, por conhecer pessoas que amam e ver os processos que se desencadeiam para que isto ocorra. Mas existe um nível superior, que é vivenciar: você vivencia o amor, quando ama e sente o que acontece com você, à medida que passa pela experiência nova que é estar verdadeiramente apaixonado.

O mesmo acontece com a Cabala. "Saber" Cabala, muitas pessoas já têm esta noção. "Entender", alguns entendem, conhecem os livros e os processos de estudo. Mas a grande beleza da Cabala é vivenciar, é fazer parte do processo, é mais do que isso, é sentir em você.

Sentir é a maior das certezas, é a conexão com Ohr Hassidim (a Luz da Fé).

Shabbat Shalom,

Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário