sexta-feira, 22 de junho de 2012

O ÊXTASE E A CABALA


Um dos grandes méritos dos sábios cabalistas é levar a Cabala consigo, pois ela não pertence a alguém específico, mas à toda humanidade. Quando o cabalista a leva, é permitido que também a dissemine, em especial pelo seu exemplo de retidão, e depois, pela responsabilidade em passar o conhecimento à quem estiver preparado para adentrar.

A Kavannah não é algo só para utilizarmos em isolamento, mas em todos os aspectos de nossa vida, o que significa não somente ser parte do processo, mas SER O PROCESSO. Significa vivê-lo com alegria, entusiamo e refletir o bem que a Cabala faz, O CABALISTA É LUZ E A LUZ REFLETE.

Quando vivemos isto através do estudo e vivência corretos, conseguimos enxergar D´us em cada coisa com a qual nos deparamos. A vida deixa de ser algo comum do dia a dia, para tornar-se um experimento fantástico, o que nos mostra o quanto a Cabala é uma ciência.

Nós aprendemos que a felicidade é resultante do entendimento dos planos de D´us para nós. Isto é multiplicado, à medida em que partilhamos esta visão com o próximo e trazemos a Shekinah divina para mais perto. Um grande Rabi dizia: "A oração só é aceitável a D´us se fluir de um coração feliz". Precisamos vivenciar isto.

Por isto, em nossas práticas, fortalecemos nosso vínculo com Hashem, através da celebração de nossas vidas, a confiança em nosso papel na dinâmica do mundo. Aplicamos em nossa vivência a Devekuth (subordinação total) a D´us, que nos torna um com ele e com as demais criaturas que dele se originaram.

Shabbat Shalom!

Rafael Chiconeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário