sexta-feira, 8 de junho de 2012

RELAÇÃO MESTRE-ALUNO





Para o desenvolvimento e aprendizado dentro da Cabala, que é autêntica e vivencial, sobretudo sempre haverá uma relação profunda e fundamental para que haja plenitude: a relação mestre-aluno. Vemos que D´us foi o primeiro mestre cabalista, já que disseminou este conhecimento entre os primeiros seres e depois dele se seguiu uma linhagem de grandes instrutores de nossa sabedoria mística.

Você pode ler milhões de livros, assistir outros vários vídeos à respeito de cabala e ter instruções através de sistemas aleatórios que jogam a informação de maneira genérica. Daí, você tem aprendizado, você tem saber e entendimento, mas não tem a vivência, por não ter um componente fundamental, que é a relação entre Mestre e Aluno.

O grande autor do Zohar Rabi Shimon bar Yochai teve dois tipos de mestre: o presencial, através de Rabi Akiva e também o espiritual, pois na época de seu exílio recebeu as visitas e instruções de seu Maggid (mestre espiritual), o grande profeta Elyahu. A partir daí, teve as instruções para que ele mesmo desenvolvesse o mestrado.

Hoje, a Cabala está muito mais disseminada do que jamais esteve, mas existe uma coisa que é insubstituível: a relação entre mestre e aluno, que significa o supra-sumo do espírito de doação, na transmissão da Cabala. Todas as instruções cabalísticas são predicações do amor.


Como costumo dizer o mestre não realiza a sua iniciação, pois isto é impossível, somente o aluno pode se iniciar na Cabala. Mas cabe ao mestre as instruções, o auxílio no caminho e a rota que o aluno irá seguir. O mestre já enfrentou os desafios que o aluno enfrentará, por isso não só o instrui, mas lhe dá a mão, para que possam percorrer este caminho.


A relação Mestre e Aluno é algo tão bonito, que Rabi Shimon bar Yochai até a define assim no Zohar: "A instrução que um professor dá a seu aluno os aproxima um do outro e da Natureza (O Criador)".


Fraternalmente,


Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário