sexta-feira, 15 de junho de 2012

"FAREMOS E OUVIREMOS"


Existe uma história cabalística que relata a escolha da montanha qual Moisés receberia a Torah, fonte de Luz ininterrupta para todos nós. A Cabala nos ensina que tudo o que D´us criou tem um papel a desempenhar e naquele exato momento as montanhas da região "disputavam" para saber qual delas seria o palco da Outorga das escrituras.

Então elas discutiam entre elas, quem teria o privilégio:

- Eu sou a melhor. Tenho muitas árvores.

- Melhor sou eu, tenho muitos rios. Sem água os seres humanos não vivem.

- Sou a mais alta, por isso sou a melhor, disse uma outra.

Há pouca distância um monte ouvia a discussão toda calado e não concordava. Por que tanta necessidade de aparecer se haviam coisas mais importantes para se fazer?

Então conta-se que o Criador ficou fascinado pela humildade do pequeno monte, e por isso ele foi escolhido para sediar Shavuot e marcar a redenção de um povo que começava a aprender o sentido real da liberdade.

A Cabala conta que esta sabedoria sublime foi oferecida à outros povos anteriormente, mas o grande mérito da recepção da Torah, está na humildade. Aos outros quando houve o oferecimento por parte de Hashem, sempre eram colocadas pré-condições e empecilhos, mas o povo que de fato recebeu a Torah, foi o único que aceitou sem questionamento.

Eles disseram: 

- Faremos e ouviremos. Cumpriremos e obedeceremos todos os Mandamentos da Torá, apesar de ainda não os termos escutado; ambos, os preceitos negativos e os positivos.

O Talmud nos mostra que é proposital que o "faremos" venha na frente do "ouviremos". Isto significa a total entrega e a fé, ainda que você não conheça as condições, ou seja é a total confiança nos desígnios do Eterno.

O Midrash nos conta, que o Eterno ficou tão tocado com a fé de seu povo, que disse: 

Quem revelou a Meus filhos o segredo de pronunciarem 'faremos' antes de 'ouviremos', uma expressão que é da linguagem dos anjos?"

SINTONIA DE HOJE: Seja humilde e dê crédito ao ensinamento que pode lhe transformar antes de colocar inúmeras barreiras e descrença.

Um Shabbat Shalom!

Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário