quarta-feira, 13 de junho de 2012

NÃO ESCUTE SOMENTE, OUÇA!


Nós nos elevamos na Cabala, conforme nos aproximamos da percepção maior que é Ohr hassidim, ou a Luz da Fé, que tem uma ligação profunda com o sentido com a audição. Ele é o sentido da obtenção das revelações, porque está ligado á nossa total atenção e mais do que a visão, deve ser apurado.

O máximo das instruções Cabalísticas são orais. O relacionamento entre mestre e aluno se guia principalmente pela instrução e contato direto, pois você pode ter livros, estudos e tudo o mais, mas não havendo este contato, que é guiado por uma relação de amor e confiança não haverá vivência.

Uma história Cabalística nos explica sobre a importância de não só escutar, mas de ouvir. Um judeu abastado veio de muito longe ao encontro de um cabalista, pois queria instruções sábias de como guiar seus negócios de acordo com a sua profunda sabedoria. O místico ouviu pacientemente tudo o que o homem lhe disse, até que tivesse espaço para falar.

O cabalista deu instruções sobre os negócios do homem, que o observava atentamente, anotava certas coisas e assentia com a cabeça. Fez comentários, apreciou profundamente as instruções do cabalista e o agradeceu. Mas quando ia embora o místico o chamou de volta, pois percebeu que, ele precisaria realizar sérios Tikkunin em suas relações familiares. 

O homem olhou para o cabalista, mas seu olhar era vazio e seco, como diz o título do texto, ele escutava, mas não ouvia. Logo, não estava interessado em absorver nada do que o mestre dizia. Ao terminar, ele olhou para o  místico e disse:

- Embora o senhor seja profundamente versado, suas idéias não se aplicam à minha vida hoje.

Ouvindo isto, o cabalista respondeu:

- Não consigo entendê-lo. Viajou cinco mil quilômetros em busca de meu conselho nos negócios, e está disposto a aceitar estes conselhos embora eu esteja longe de ser um homem de negócios. Mas quando se trata de Tikkun, área na qual meus antecessores e eu somos especialistas, não quer me dar ouvidos.


SINTONIA DE HOJE: Não escute somente, ouça!


Shalom!


Rafael Chiconeli





Nenhum comentário:

Postar um comentário