sábado, 2 de junho de 2012

O ZOHAR



Hashem brindou a humanidade com grandes mestres, cujo papel é fazer com que entendamos o sentido místico que as escrituras escondem. Chamamos de "Sod" a parte oculta que se busca revelar, sendo que a Cabala nos passa estes ensinamentos de boca à ouvido de gerações em gerações.

A importância do Zohar, ou "Livro do Esplendor", está justamente na maneira como Rabi Shimon bar Yochai nos transmite a parte esotérica contida na Torah. Em Cabala, costumamos dizer que os grandes mestres atingem níveis superiores de percepção e dividem suas experiências com seus semelhantes e discípulos.

Embora o Zohar tenha sido escrito em aramaico e hoje contemos com traduções em inglês e em outras línguas ele ainda é profundo demais. Mesmo se você é fluente em inglês e não é versado em Cabala não conseguira entender muito. Isto se explica pelo fato de sua linguagem ser profundamente espiritual, a língua em que está escrita, foi somente uma maneira de transmitir, mas o entendimento só acontece pela equivalência de forma entre o mestre e o leitor.

O que significa que para entender perfeitamente os escritos cabalísticos, precisamos entender a língua que estes mestres falavam. Por isso é necessária a relação entre mestre e discípulo para que haja um entendimento pleno da cabala, mais que entendimento a vivência, que é o que traz todos os benefícios.

Rabi Shimon bar Yochai nos transmitiu em seu Zohar os mistérios das almas, do amor, dos sonhos, dos anjos e da natureza divina. Ainda há muito mais que foi revelado por lá e nisto está a grande mágica da Cabala. 

Ela é um convite, um desafio de crescimento para nossas almas, á medida que vamos nos elevando degrau a degrau em sua vivência.

Shalom,

Rafael Chiconeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário