quinta-feira, 28 de junho de 2012

BUSCAR À D´US


Existe um grande abismo e até um certo questionamento sobre os caminhos que nos levarão até o Eterno. De um lado nós temos a Torah e o Talmud, assim como temos também o Zohar e os demais escritos cabalísticos. Por muito foi dito que sem a a literalidade não podemos encontrar Hashem.

Foi preciso que houvesse muita evolução em nossas almas e que muitos mestres viessem para este grau de existência para que tivéssemos uma visão maior de que a Cabala nos mostra as verdades que estão ocultas nas escrituras. Isto nos é aberto, somente ao enxergarmos que a Torá é um profundo código, que nos dá acesso á uma visão supra-lógica de como foi formado o universo.

Rabi Shimon bar Yochai nos revela no Zohar: "E aqueles que me procuram, achar-me-ão". Nesta mesma passagem, é perguntado: "Onde uma pessoa encontra o Criador"? As escrituras nos revelam que o acharemos na Torá, mas não simplesmente por abrí-la ou por contemplarmos Parashiot. Precisamos realmente nos aprofundar ESPIRITUALMENTE nela, afinal é dito "Tu és um D´us que te ocultas".

Seguindo no mesmo rumo Rav Chaim Vital afirmava que uma pessoa não necessitava dominar todos os segredos da Halachá (Lei Judaica), através da Mishná e da Guemará, para que pudesse ingressar nos ensinamentos da Cabala.  Ele afirmava: "na verdade um indivíduo não deve dizer que só estudará a Cabala, se antes dominar a Torá, a Mishná e o Talmud.

Isto que digo não é para dizer que as leis da Torá devem ser abandonadas, mas que a Cabala nos permite enxergá-las, de fato como elas são. Ou seja, nos revela os segredos da Torá física e nos revela a verdadeira Torá, que é essencialmente espiritual e a Luz que nos levará as correções.

Como o Rei Davi transmitiu ao seu filho, Salomão: "conhece o D´us de teu pai e serve-O".

Shalom,

Rafael Chiconeli





Nenhum comentário:

Postar um comentário