segunda-feira, 11 de junho de 2012

AO PRÓXIMO


Falamos muito da necessidade de prazer que nós temos e que o ser humano nasce com dois desejos naturais, que provém de sua origem, D´us. Queremos por um lado obter o máximo de prazer e, por outro lado, obter o mínimo de sofrimento. Mas isto só poderá ser conciliado de verdade quando alcançarmos o desejo de compartilhar.

Há uma história cabalística que fala sobre isto. Certa vez, havia um Rav que havia obtido muitos méritos, devido à sua entrega no estudo e no ensino da Cabala. Seus alunos o amavam e várias pessoas estavam procurando o caminho dos Tikkun, por intermédio de sua orientação amorosa.

Conta-se então, que isto emocionou profundamente D´us, que quis mostrar àquele homem o que o esperava. Então, em uma das meditações do Rav, anjos foram enviados até ele, para que esta vontade do Criador fosse realizada. Eles falaram ao cabalista de sua missão e ele aceitou, com profunda felicidade.

O primeiro lugar onde ele foi levado, foi para as dimensões inferiores, onde lhe abriram uma porta. Era uma sala, onde havia um enorme caldeirão de sopa suculenta e muitas pessoas em volta com muita fome e desespero. Todas elas tinham uma colher na mão, com um cabo muito comprido, onde se podia alcançar o caldeirão, mas não a própria boca. Era muito sofrimento.

Em seguida, ele foi guiado até as dimensões superiores, porém, entraram num lugar idêntico ao primeiro, com o mesmo caldeirão e as pessoas à sua volta com colheres de cabo comprido. Mas a diferença é que todos estavam muito felizes, pareciam realmente saciados.

- Não entendi, disse o Rav.

Um dos anjos sorriu e respondeu:

- Você não percebeu? É porque aqui, elas aprenderam a dar comida umas às outras.

Excelente Início de Semana Para Todos Nós!

Rafael Chiconeli


Nenhum comentário:

Postar um comentário