sábado, 22 de outubro de 2011

TERCEIRIZANDO O LIVRE-ARBÍTRIO


MAIS DO QUE NUNCA, QUERO, ATRAVÉS DESTE TEXTO, ATINGIR ÀQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO, OU QUE ESTÃO PERTO DE SOFRER.  

"O inferno são os outros". Toda vez que ouço esta parte da música dos Titãs, lembro da tendência que nós, seres humanos, temos em negativizar as coisas. Isso fica tão rotineiro, à ponto de atribuir a tudo e a todos a culpa pelos problemas que surgem em nossas vidas, numa escala que chega a ser doentio.

Pior do que isto, é que todas as vezes que eu "esqueço" de minha responsabilidade e atribuo à outra pessoa ou circunstância, eu estou deixando de assumir as rédeas da minha vida e estou terceirizando justamente o que tenho de mais valioso para meu crescimento: o livre-arbítrio.

Sem livre-arbítrio, você é presa das circunstâncias, pois sendo ele liberdade de ação, pode-se realmente decidir por agir ou, até mesmo por não agir. Quando escolhemos a inação, também abrimos mão deste elemento valioso que temos, transformando-nos em presa fácil para tudo o que vier acontecer.

Muitas vezes, as ações pequenas nos fazem abdicar deste dom. É quando aparecem situações em que precisamos, mas não conseguimos dizer "não", quando culpamos o outro por fato de responsabilidade nossa. É quando negativamos à respeito de um evento futuro ou quando nos entregamos a relações, onde só há uma voz de comando.

A solução para este problema é sintonizar com uma nova esfera de pensamento, tomar a atitude de se responsabilizar por tudo o que acontece na vida, seja bom ou ruim e não permitir que as decisões que lhe cabem deixem de ser tomadas. É um dos aspectos principais do que praticamos em Cabala.

A prática iniciática e estudo constante vão entrar diretamente neste ponto, de auxiliar a pessoa a dar uma virada em sua vida. Isto, porque a meditação ajuda à sintonizar com os elementos responsáveis por potencializar a força interior. Logo, a segurança nas tomadas de decisão vai surgindo,  junto com a auto-confiança e então o retorno à lei natural da vida.

O resultado é a auto-estima e a substituição da dor pela felicidade.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.

Um comentário:

  1. Olá Rafael tudo bem?

    Gostei muito do seu texto sobre o livre-arbítrio. Realmente, culpar os outros pelo que acontece em nossa vida, não é nada prudente, nem sábio. Só que, na minha visão, algumas vezes a inação é necessária. Em alguns casos ela é imprescindível. Os Taoistas chamam isso de Wu-Wei ( Ação pela não-ação). Também tenho um blog: http://alsibar.blogspot.com, em que abordo assuntos afins. Se puderes me dar a honra de sua visita, serei muito grato.
    Alsibar

    Namastê!

    msn : alsibar1@hotmail.com

    ResponderExcluir