quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CABALA E O RITO DE MEMPHIS-MISRAIM



O Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim é um Rito Maçônico de Grande ligação com a Cabala.

Entre os Ritos maçónicos este Rito ocupa uma posição particular desde a sua origem. Tem seu lugar entre os ritos egípcios que “beberam”  na fonte da antiga tradição iniciática da Cabala. Foi necessário aguardar o século XVIII para encontrar seus traços na Europa, devido á sua aura de mistério. Eles foram numerosos, porém só dois dentre eles chegaram até nós: Misraim e mais tarde Memphis.

O Rito de Misraim foi fundado em Veneza em 1788. Sua filiação veio através de Cagliostro, profundo sabedor da Cabala que o erigiu em associação com os Graus Menores da Grande Loja da Inglaterra e os Altos Graus da Maçonaria Templária Alemã.

Mais tarde, maioria dos membros que acompanharam Bonaparte na Missão do Egito eram Maçons pertencentes a antigos Ritos iniciáticos. No Cairo eles descobriram uma sobrevivência gnóstico-hermética e no Líbano entraram em contato com a Maçonaria Drusa, a mesma encontrada por Gérard de Nerval, remontando assim à Maçonaria "operativa" que acompanhava os seus protectores, os Templários. Ali nasceu o Rito de Memphis. 

Até 1881 os Ritos de Memphis e Misraim seguiam rotas paralelas e concordes, no mesmo clima particular. Os Ritos começaram então a agrupar Maçons interessados no estudo do simbolismo esotérico da Cabala.

O Memphis Misraim dirige seus ensinamentos com de 99 graus, divididos em 3 séries, tornando-se desta forma o Rito Maçônico com mais graus dentro da Maçonaria Universal.

Após os três graus simbólicos (Aprendiz, Companheiro e Mestre),o Rito de Memphis-Misraïm tem inúmeros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário