sábado, 15 de outubro de 2011

NOTARIKÓN


Em Cabala, como falamos bastante, há diversas maneiras de se tratar um texto, e justamente, uma das faces principais desta ciência é encontrar os sentidos ocultos das escrituras sagradas judaicas. Neste aspecto, uma das principais técnicas usadas pela Cabala, é o Notarikón.

Diferente da Gematria, que atribui valores numéricos às letras hebraicas, o Notarikón trabalha com o uso de acrósticos como maneira de decifrar uma mensagem oculta. Há muitas maneiras de fazê-lo, mas trazem resultados expressivos para os estudiosos dispostos a compreender.

Um dos grandes entusiastas desta arte foi o Rabino Abulafia, grande cabalista que viveu na Espanha, no século XII. Este sábio percebeu que as últimas letras das palavras moah "cérebro" e lev "coração", remetem diretamente à Hochmah "sabedoria" e Binah "discernimento" (isto, porque em hebraico, B e V são a mesma letra e o som se dá de acordo como a letra é pontuada).

Ora, Hochmah e Binah, são nomes de duas das Sephiroth (emanações divinas) e as suas qualidades estão justamente ligadas a parte racional do cérebro e a sentimental, do coração. Isso vai ter um profundo sentido, levando-se em conta que duas das chaves para a sabedoria cabalística estão ligadas ao pensar e ao sentir. 

As letras hebraicas trazem consigo a chave para a resolução de vários enigmas ocultos das escrituras. Isto é tão verdade, que o assunto deixou o campo unicamente místico e tornou-se estudo da ciência propriamente dita. A pesquisa em cima dos Códigos da Torah segue a diante e a cada dia traz resultados inacreditáveis.

Toda a Luz da Cabala para vocês!

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.

Nenhum comentário:

Postar um comentário