sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LIVRE ARBÍTRIO X DESTINO




O que é livre-arbítrio: é podermos fazer o que quisermos, sem nenhum tipo de controle ou coerção. Neste aspecto, como seres humanos, esta possibilidade de fazermos ou não fazermos nos diferencia de outros seres - como os animais - que são guiados unicamente por seus instintos.

Com relação a destino, que é totalmente diferente, é a crença de que nada é por acaso, e que as coisas têm uma razão de ser dentro da planificação divina. A Cabala acredita na planificação, mas entende que na vida material nosso contato com a planificação original só pode acontecer através do combate ao egoísmo e melhoramento do ser.

O que prova a diferença entre ambos é que mesmo que o Criador venha até mim diretamente e me diga que seus planos para mim são "x", eu posso me revoltar e fazer "y". Por isso o homem é ímpar, e nesta lei o criador não interfere. Ele não criou o homem para ser autômato.

Podemos traduzir assim: por mais que haja uma planificação para você, ou "destino", você, dependendo das suas atitudes pode cumprir agora, ou cumprir mais tarde. Isso pode significar uns segundos ou milhares de anos. A alma é imortal. Por isso, que quando escrevo que temos que estabelecer conexão com o criador, não falo isso para adivinhar o futuro de ninguém, mas sim, pela crença de que próximo ao criador, tudo é bom.

E quando falo de cumprir seu propósito na existência, falo em aproveitar suas potencialidades, pois a Cabala é um verdadeiro manual para nos conectarmos ao Eterno.

Não é complicado, minha amiga, pois tanto o destino, quanto o livre-arbítrio, caminham juntos por serem obras do criador. O livre-arbítrio nos torna a criação mais perfeita do Eterno, pois podemos realizar o máximo de nossas potencialidades sem qualquer tipo de coerção. E o destino é aquilo que nos aguarda em cada etapa.

Só o Criador sabe em todos os passos o que acontecerá conosco, embora ele não intervenha neste livre-arbítrio. Ele o sabe, por ser Deus.

O que acontece na Cabala é tentarmos, nos aproximar ao máximo das realizações boas. Por isso, procuramos nos harmonizar com o criador, pois como tudo o que provém dele é bom, em sintonia com o eterno, nossas obras aqui serão boas.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.


Nenhum comentário:

Postar um comentário