sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A VERDADEIRA INICIAÇÃO




A Iniciação não se define por um ritual executado no plano material, após o qual o iniciando atinge automática e definitivamente um certo grau de desenvolvimento espiritual, ou mágico, ou um conhecimento transcendental.

Iniciação é um rito que transcorre durante um longo período de tempo, dependendo, está claro, dos esforços individuais do aspirante. Iniciação, não é, portanto, uma mudança adquirida num estalar de dedos, ou por um gesto da baqueta mágica.

Muitas vezes a pessoa envolvida pode, certamente, através de esforços diários adquirir poderes mágicos, ou conhecimentos transcendentais; mas isto deve significar que ela adquiriu desenvolvimento espiritual (moral). Não podemos ao meu ver ser poderosos magistas sem sequer alçar um milímetro de avanço na escalada da espiritualidade. Uma coisa importa a outra.

O que é exatamente Iniciação?
A raiz da palavra (do Latim Initio, - as, -are == Iniciar começar). No Dicionário Escolar Latino/Português - pág. 501 Initio, initiare - 1) iniciar (em ritos secretos, mistérios). Iniciação é, portanto, o início de uma nova fase ou atitude perante a vida; entrar em um novo tipo de existência. As principais características da iniciação é a abertura da mente a uma percepção de outros níveis de consciência, principalmente internos. Iniciação significa acima de tudo crescimento espiritual - e isso é muito importante, pois sem esse crescimento não há verdadeira iniciação - um definitivo marco na vida humana.

Iniciação também pode ser definida como uma gradual (pois não se realiza da noite para o dia; a não ser em raríssimos casos muito especiais) evolução espiritual (no sentido positivo) na qual o discípulo (ou iniciando, ou estudante), instruído primeiramente nas suas possibilidades por meio de urna exposição dogrnática, mas ainda hipotética, desenvolve em si, por seus próprios esforços, faculdades transcendentes das quais não possui, agora, senão a semente.

Na linguagem profana ou exotérica existem duas espécies de iniciação: a dos Mistérios Menores e a dos Mistérios Maiores. A primeira é composta somente um apanhado sintético das Ciências elementares, dos princípios gerais e, normalmente, é feita através rituais e instruções bastante generalizadas. A Maçonaria, é um exemplo de organização que confere este tipo de iniciação; ou, corno dito por meu antigo instrutor, "trabalho no Plano Material".
A Iniciação dos Mistérios Maiores, ou a Grande Iniciação, ou, simplesmente INICIAÇÃO, abrange a Metafísica das Ciências, no seu grande desenvolvimento, assim como a prática da Arte Sagrada.

A Grande Iniciação é idêntica com aquilo que designamos Evolução Espiritual e sua consecução é totalmente individual.
Na primeira iniciação, aquela dos Mistérios Menores, sua eficácia, como estímulo à obtenção da Grande Iniciação, depende quase que exclusivamente do Iniciador.

O que concede o poder de uma bem sucedida iniciação? Este Poder ou é acordado inteiramente pelas mãos de um competente iniciador (não necessariamente aquele que preside uma cerimônia iniciática - aqui deveria incluir um nome melhor do que Instrutor - ou quando uma grande quantidade de trabalho de "Magia" bem sucedido foi realizado. Em resumo: o inteiro objeto de todo processo mágico e alquímico é a purificação do homem natural (a Pedra Bruta, como dito em Maçonaria) e em trabalhando sobre sua Natureza bruta se extrai o puro Ouro da Consecução Espiritual.

A idéia que o profano faz da Iniciação está fortemente condicionada pelos contos de fada. Com a magia acontece o mesmo. A maioria das pessoas esperam que acontecimentos sensacionais sejam observados a um toque da varinha mágica ou da baqueta ou da espada usadas nas cerimônias iniciáticas (no plano material) e mágicas. Mesmo pessoas menos impressionáveis sofrem decepção ao constatar que nada disso ocorre, no transcorrer das cerimônias. Esperam a detonação de uma bomba atômica e o que vê é apenas a fumaça do incenso.

Acredito que esteja mais do que claro que efeitos seguem-se às mudanças na forma de conceber o mundo e a realidade das coisas. Se você muda sua realidade (seu modo de ver as coisas), imediatamente o mundo a seu redor mudará de aspecto. Você "verá", "sentirá", etc. outro mundo e, talvez, até perceberá que o antigo mundo que você "via" era uma grande Ilusão. Assim acontece.

Todo mundo, virtualmente, sustenta a idéia de que a mente e a matéria são duas coisas diferentes. Isso é uma coisa que a Magia nega. Para os magistas, a mente e a matéria são uma mesma coisa, uma continuidade. Em um certo sentido, concordam com os Antigos Sábios da Índia de que o mundo é uma ilusão; em outro, presumirão simplesmente que certas atitudes mentais podem produzir efeitos fisicos, porque, afinal de contas, não há diferença entre matéria e mente. 

Mas estes magistas se esquecem de um importante ponto: se a mente e a matéria são a mesma coisa, e a matéria, ou o mundo é uma ilusão, a mente também o seria. O enigma é importante e tem deixado muita gente de cabelos brancos tentando entender o paradoxo. Entretanto, ele é facilmente compreendido, basta você alcançar a Real Iniciação.




Autor: Francisco Marengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário