quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CABALA X RELIGIÃO




Porque a Cabala lida com a conexão que uma pessoa tem com as forças superiores, com o espiritual, o Criador, ela é geralmente considerada como sendo uma religião. Ela não é uma religião, mas está associada dessa forma porque as pessoas religiosas acreditam na existência do Criador. Elas têm um tipo de relacionamento com o Criador através da oração e também fazem coisas, ações, que elas sentem, que sua tradição lhes assegura que o Criador exige delas e, fazendo essas coisas, uma relação de proximidade é construída no contexto da religião.
Se elas têm tudo isso - um relacionamento, a existência do Criador, ações para aproximá-los - bem, o que mais poderia haver? Bom, na verdade, não há mais que isso. Há apenas uma questão sobre como isso é feito, o paradigma em que isso ocorre.
Cabala não é uma religião, é um método, é realmente uma Ciência. É uma forma de estabelecer uma relação direta com o Criador. Ela usa componentes similares aos da abordagem religiosa, mas o seu paradigma é completamente diferente.
A diferença está em saber se a pessoa se aproxima destes mesmos elementos com um propósito de internalidade ou externalidade. A Cabala descreve um processo que é considerado como internalidade. A diferença entre os dois é extremamente marcante, e se você pegar a abordagem do paradigma da Cabala e aplicá-la a esses mesmos elementos da religião, às mesmas ações, você pode ter uma experiência completamente diferente, uma ligação direta com a Força Superior, e uma compreensão melhorada e a realização, não só dos prazeres da vida, mas da realidade da mente do Criador. Este é um relacionamento real.
Vamos dar uma olhada no que é esta diferença e o que é que que uma pessoa pode fazer com esses elementos, a fim de atingir este tipo de relacionamento.
Vamos responder agora, Qual A diferença entre a Cabala e a Religião? Vamos apontar a diferença exata. É um detalhe pequeno, mas seu discernimento muda completamente a vida de uma pessoa:
"A religião pressupõe que o Criador muda a Sua atitude para com uma pessoa dependendo das ações dela. A ciência da Cabala, no entanto, afirma que a Força Superior é invariável, e que as ações de uma pessoa de nenhuma maneira poderão afetá-la. Em vez disso, as ações da pessoa podem mudá-la, a si própria. Ela será capaz de perceber a Regência Superior de um jeito diferente, se suas próprias mudanças visarem a uma maior semelhança. Ela será capaz de perceber o Criador, como amável e bom. Ao aumentar a diferença entre suas propriedades (recepção) e as do Criador (outorga), ela vai sentir a atitude do Criador como mais negativa".
Quando focamos no lugar onde vivemos, no ambiente que nos rodeia, podemos ver que somos completamente dependentes dele. Ele pode fazer qualquer coisa que quiser para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário