terça-feira, 6 de setembro de 2011

IMPORTÂNCIA DA HUMILDADE







"Uma única moeda no cofre faz barulho". Porém, quando o cofre está cheio, as moedas não soam ao serem chacoalhadas. O que nossos sábios querem ensinar-nos ao observar este fenômeno natural?


Quando o cofre está vazio, com poucas moedas, é possível escutar o ruído. Isto significa que, quando alguém não possui dentro de si muita sabedoria e nem qualidades especiais é justamente esta pessoa quem faz mais barulho. Porém, aquele que está repleto de virtudes, dificilmente ouvimos algo a seu respeito, pois a humildade que o acompanha faz com que seja bem discreto. Quanto maior e mais importante é a pessoa, mais humilde ela tem que ser.
A Torá Judaica designa o maior entre os profetas, Moshe Rabenu, como sendo o mais humilde de todos os seres humanos.


Não podemos elogiar alguém que não tem propriedades particulares como sendo humilde. Se o indivíduo não é sábio, nem possui riquezas materiais, não tem habilidades ou dons especiais, então, de que poderá se orgulhar? 


Porém, alguém que possui todas estas virtudes e que normalmente pode orgulhar-se de ser alguém especial, mas que, apesar de tudo, mantém-se humilde, este sim deve ser realmente louvado. Assim, Moshe Rabenu tinha todas as qualidades que um ser humano pode almejar. Contudo, soube manter-se humilde.
A humildade é uma virtude que aprendemos do próprio Todo-Poderoso. Ao se revelar no Monte Sinai no momento da outorga da Torá, O Criador teria escolhido o Monte Sinai, a mais baixa entre todas as montanhas.

A natureza do ser humano é feita de tal maneira que quando ele se concentra e pensa em algo vital, não pode desligar-se daquilo e nem consegue dar importância a assuntos menos necessários. Quando alguém acha que merece tudo do bom e do melhor, um carro mais bonito, uma casa mais confortável, roupas de luxo e assim por diante, apesar de não cometer nenhum erro ao desejar tudo isto, estará degradando-se. Pois não terá tempo para pensar na caridade , pois ela não é consideradas algo vital e assim ele chegará a esquecer-se do Eterno. E é esse mesmo o significado da afirmação do Talmud: "O Criador diz ao orgulhoso, Eu e você não podemos morar juntos".



Dizem nossos sábios que aquele que é indulgente e humilde será perdoado. Por quê? Pois aquele que pecou, sem dúvida, foi caprichoso ao realizar o pecado. Depois do erro, ao se arrepender, cedeu ao desejo de realizar a vontade do Criador e logo será perdoado. Assim como os seres humanos agem com os seus semelhantes, da mesma forma o Todo-Poderoso atua conosco. Quando alguém foi oprimido, porém não se vinga e sim perdoa, então, com esta mesma atitude o Todo-Poderoso age, também tornando-se misericordioso e aceitando o perdão. Porém, se o indivíduo não perdoar, a lógica diz que se o ser humano não é capaz de perdoar, por que o Todo-Poderoso deveria perdoar nossos erros?


Nossos sábios queriam ensinar-nos uma lição de moral que, na realidade, serve para todos e não apenas para os médicos.


Geralmente um médico simples, não muito famoso, sabe de seus limites e reconhecerá logo sua falha quando não acertar o diagnóstico. O problema surge quando o médico é conhecido como o melhor. Como um tal profissional reagirá numa situação que ele desconhece? Será que irá rebaixar-se em consultar outro colega ou irá receitar algum remédio errado ou um tratamento inadequado ao paciente só para não comprometer a sua reputação? Nestes momentos críticos o orgulho não deixa a pessoa abaixar a cabeça e faz com que ela pense que é a melhor, não precisando, portanto, de conselhos ou orientações.


O ser humano é orgulhoso por nascença. Esta é a essência de sua natureza. São necessários anos de estudo e de auto-aprimoramento para alcançar a virtude da humildade. É muito comum uma criança ser voluntariosa. A criança chora e se enerva quando a sua vontade não é realizada ou quando é contrariada. Isto é, sem dúvida, sinal de orgulho. "Como?" - a criança resmunga, "eu pedi tal coisa, eu quis aquilo e não estão-me atendendo, como isto é possível?" Quando uma criança é paciente e indulgente, é sinal que não é orgulhosa e que entende que talvez não mereça ver realizado o seu pedido.


Aliás, isto pode servir de teste e de lição para todos. Qualquer um que seja paciente e não se enerve facilmente, demonstra ser uma pessoa indulgente e humilde. Ele não irá ficar descontrolado ao saber que não realizaram sua vontade, pois entende muito bem que talvez não seja possível atender seu pedido.


Que possamos assimilar estes ensinamentos e sermos mais dignos das dádivas que recebemos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário