sábado, 19 de novembro de 2011

TENHA ENTUSIASMO



Grande atributo para qualquer praticante e adepto das ciências iniciáticas, é a capacidade de permanecer inexpugnável, diante das circunstâncias mais adversas. Esta força separa aqueles que terão pleno desenvolvimento entre os graus de conhecimentos e, aqueles que vão parar pelo caminho, onde moram a descrença e a infelicidade.

Isso acontece por alguns fatores. Os principais, são o auto-didatismo exacerbado, aliado à falta de entusiamo, que faz com que muitos de nós abandonemos uma senda que poderia nos trazer muita felicidade. Acontece, porque, temos o hábito de confundir o euforia com motivação, sendo a primeira efêmera, mutável e a segunda a verdadeira aliada do entusiasmo.

Cheshek é entusiasmo em hebraico e, está diretamente ligada, a manter um rumo com alegria. Nos nossos estudos, desenvolvemos esta parte  por entender que dificilmente cresceremos se houver desistência conforme os obstáculos aparecem. Afinal, as dificuldades estão aí por nos ajudar a crescer e realizarmos Mitzvot (méritos).

Hoje, muitos de nossos planos estão falhando, não por falta de motivação ou objetivo, mas sim pela ausência de entusiasmo, que está ligado a perseguir nossos desejos com alegria. Além disso, o entusiasmo por uma causa não nos deixa desistir nas situações mais do que adversas. Não é à toa, que Pitágoras, que foi um grande Cabalista, traduzia a palavra Cheshek, como "em D´us".

Ou seja, estar entusiasmado, é ir atrás de seus sonhos em unidade com o Criador.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.

Nenhum comentário:

Postar um comentário