quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PARA OS CASAIS


RESPONDO NESTE TEXTO, PERGUNTA FEITA POR UMA ALUNA MINHA DE SÃO PAULO E A POSTO AQUI, POR ACREDITAR QUE POSSA SERVIR PARA TODOS NÓS.

Para responder esta questão da infidelidade nos relacionamentos entre casal, nós temos que entender como a Cabalá enxerga o casamento. Até para que possamos fazer um paralelo entre a era em que vivemos atualmente e o que o pensamento da Ciência que estudamos tem a dizer à respeito.

Para a Cabalá, D´us é um só, assim como suas criaturas e tudo o que ele fez são unos com ele, em essência. Baseado nesta afirmação, aqueles que me acompanham, acabam chegando à conclusão, que estando a natureza em uma sintonia igual, o ser humano é o único ser capaz de optar, fazer parte disto ou não. Afinal, ele tem o maior presente divino, dentre as demais criações, ele tem Livre-Arbítrio.

Sendo assim, ele pode estar uno e viver uma vida harmônica com o universo, ou não. Da mesma forme é para o casal: O objetivo do casamento, aos olhos da Cabalá, é que o casal manifeste na terra a unidade existencial que têm como raiz a alma celestial, a essência do verdadeiro amor.

Entendemos que durante a existência na terra, o casal passa por 3 fases, até realizar a sua missão. No primeiro estágio é de conhecimento, onde os dois aprendem  a interagir um com o outro, sendo que seus interesses mútuos ainda não se coadunam, nesta fase do amor, a alma testa a sua capacidade de tocar a outra alma. Tudo dando certo, o casal manifesta seu amor em senso de parceria, respeitando as posições um do outro.

O segundo estágio é romper as primeiras divisões, onde cada cônjuge, aos poucos passa a considerar o outro como parte de si mesmo. Assim, estar perto ou não da pessoa amada passa a não fazer diferença e os choques de humor, passam a ser enfrentados com maior afinco. Passando por esta fase, o caminho é não imaginar a vida sem o outro.

O terceiro e último, marido e mulher sentem-se uma só unidade. Estando sua raiz em uníssono tanto entre eles, quanto com o universo, ambos estão na terra como estavam no céu. Isto reflete a intenção real de D´us, que estes dois irão se tornar um. O senso de individualidade desaparece e as emoções não vão mais na direção de um e de outro, mas elas SÃO UM E OUTRO.

Mas, Rafael, você falava sobre traição. Respondo:

Segundo a Cabalá a infidelidade conjugal vai ocorrer, quando uma das partes (senão as duas),  não se abrir verdadeiramente para esta conexão, agindo de forma egoísta, fazendo com que os dois prossigam como entidades separadas. A falta de entrega nestas três fases cima citadas, enfraquece o casal abrindo a porta para que este tipo de situação aconteça.

Baseado no projeto divino que é um casamento verdadeiro, baseado no amor, a Cabala enxerga a Infidelidade como manifestação de egoísmo, uma das várias maneiras que o ser humano tem para usar de forma errada o seu Livre-Arbítrio. Por isso, os casais devem sempre basear seu relacionamento no compartilhamento, na entrega, na compreensão e na verdade.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.






Nenhum comentário:

Postar um comentário