quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CABALA E A MORTE


Neste dia é comum as pessoas homenagearem seus mortos, tanto que há um feriado dedicado à isto. Este dia, querendo ou não, a imensa maioria das pessoas têm reflexões à respeito do que é a morte,  do que nos espera após a mesma e se de fato, há uma razão por traz de tudo isto que passamos nesta existência.

Segundo a Cabalá, a morte está no plano divino devido às transgressões humanas. O fato de utilizarmos nosso Livre-Arbítrio de maneira errônea, levando ao egoísmo e a um entendimento equivocado de nosso papel nesta existência, faz com que precisemos enfrentar esta etapa, para que possamos nos aprimorar.

A partir daí, surge uma lógica de raciocínio para avaliarmos: "então, se não houverem transgressões, não haverá morte". EXATAMENTE! Sem transgressão, não há necessidade de morte, porque esta pessoa automaticamente liga-se à fonte do Criador. Nas escrituras sagradas temos exemplos de pessoas assim, como o caso do profeta Elias (Elyahu), que simplesmente foi elevado aos céus.  

No entanto, para nós, enquanto transgredirmos haverá morte. Na visão dos Sábios Cabalistas, a grande dificuldade que as pessoas têm em lidar com a morte, é o fato de ela estar relacionada ao desconhecido. Por isto, a Ciência Cabalística se empenhou durante milênios a explicar ao ser humano o que é a morte, porque ela ocorre e seu papel no plano divino.

Vou citar um trecho de uma passagem Talmúdica (Bava Batra 10a), relacionada ao tema: 

"A Montanha é uma coisa forte, mas o Ferro consegue desbastá-la. O Ferro é uma coisa forte, mas o Fogo consegue derretê-lo. O Fogo é uma coisa forte, mas a Água consegue apagá-lo. A Água é uma coisa forte, mas a Nuvem consegue carregá-la. A Nuvem é uma coisa forte, mas o Vento consegue transportá-la. O Vento é forte, mas o Homem consegue contê-lo dentro de si. O Homem é forte, mas o Terror consegue dominá-lo. O Terror é uma coisa forte, mas o Vinho o elimina. O Vinho é uma coisa forte, mas o Sono consegue superá-lo. O Sono é uma coisa forte, mas a Morte o supera".

Ou seja, a morte é a única coisa que não tem superação por nada. Mas a profunda lição Cabalística é que o Ser Humano não deve temê-la, já que ela é um fato extremamente material e a alma prosseguirá em seu rumo de evolução. O grande alerta é que devemos viver uma vida plena de doação, pois a verdadeira morte é não aproveitar a oportunidade que temos de evoluir.

Toda a Luz neste dia e nos vindouros!

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.

Nenhum comentário:

Postar um comentário