segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O PASSADO EM SEU DEVIDO LUGAR


Um dos maiores adversários, quando se busca consertar a trajetória da vida, sem dúvida, é o passado. Não que a palavra "passado" remeta à coisas ruins, pois isto jamais seria a verdade e todo ser humano, por mais que tenha sofrido na vida, guarda algo de bom do seu passado.  Mas simplesmente, porque há uma tendência latente no ser humano em se referenciar pelo que já passou.


Em alguns casos, são amores não correspondidos ou relacionamentos que dão errado. Em outros casos, são problemas da vida prática que atolam "uns em cima dos outros" e, até nos casos de família parece haver um ciclo interminável, como uma roleta da sorte, cujo resultado é sempre o mesmo número.

A Cabala fala disso. Ela diz que cada acontecimento em cada vida é único e que temos que dar espaço para que as experiências aconteçam. Quando a pessoa foca demais em seu passado, ou aguarda demais o que será de seu futuro, simplesmente ela deixa de viver. Porque se esquece do presente, que é o momento em que ela se encontra E JUSTAMENTE PODE ALTERAR O CURSO DAS COISAS.

Abrir mão do presente é abrir mão de viver. Abrir mão do livre-arbítrio é abrir mão de você. Viver se referenciando pelo que já passou, é ter certeza de que as coisas vão se repetir, porque, inconscientemente, as atitudes tomadas serão as mesmas, pois o ser humano deve viver afirmativamente sua vida, o que é oposto de viver em negação.

Viver plenamente é algo que está ligado ao "entusiasmo" com que vemos as coisas. O Rabino Abraham Ben Abulafia nos passou grande conhecimento á respeito desta arte, pois seus discípulos, desde o princípio eram instruídos a perceberem dentro de si o seu entusiasmo (ou falta dele). Afinal, fica muito mais fácil resolver algo se sabemos em que estágio estamos. 

A chave do que praticamos, é que alguém entusiasmado pela vida (que é bem diferente de eufórico), vive com satisfação pois não se referencia pelo passado e tão pouco tem perspectivas ruins de seu futuro. Assim, a cada novo dia ele "zera" a sua vida, preparado para construir uma nova história.

Você que está me lendo neste instante. Coloque o passado em seu devido lugar. Guarde com carinho as coisas boas, aproveite as lições que recebeu, mas é necessário não se voltar à ele sempre que algo desfavorável lhe acontecer. Afaste-se daquele espírito de "ah não, vai acontecer de novo!". Caso contrário, tudo se repetirá em sua vida.

Faça um desafio a você mesmo.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.








Nenhum comentário:

Postar um comentário