terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A CABALA E AS CRIANÇAS


Este aspecto de nossa ciência milenar é pouquíssimo divulgado, mas a Cabala tem respostas no que diz respeito à educação de nossas crianças. Neste aspecto, seu papel é despertar desde cedo seu crescimento, encurtando seu período de preparação, para uma rápida descoberta de sua própria espiritualidade.

Isto é algo coerente, já que para as crianças, as questões da existência são muito mais importantes que para um adolescente ou adulto. Explico: elas querem muito saber porque estão vivendo, por isso, buscam as respostas que sejam capazes de satisfazê-las à este respeito. Por intermédio da Cabala, ela obterá todas estas respostas, que possibilitarão à ela segurança e propósito.

O problema em geral, é que as crianças crescem sem respostas satisfatórias acerca destas questões existenciais, que a todo momento vão e voltam à mente dos pequenos. Conforme o tempo passa e a criança vai se tornando mais velha, esta questão vai ficando reprimida, sendo paliativizada pelo egoísmo e a cultura do "eu", que aprendemos na rua, nos meios de comunicação e muitas vezes, também em casa.

Porém, as questões existenciais não abandonam o subconsciente e as respostas  não obtidas, vão gerar incertezas com relação a qual propósito desempenhar. Estas questões reprimidas, muitas vezes têm consequências ruins como: depressão, terror, abandono e diversos tipos de problemas, que hoje nos levam aos consultórios e a todo o tipo de terapia.

Dentro da Cabala Iniciática, a criança aprende a deixar a dinâmica do unicamente "eu", para a passar á do "nós", onde nos sentimos conectados, com o próximo, levando á um estado de segurança e união. Assim, é desenvolvida uma mentalidade de harmonia, vendo as vantagens de estar ligado ao outro, onde triunfamos através da conexão com outras pessoas.

Isto vai gerar logo uma esfera de desenvolvimento, pois desde o princípio esta conexão com o maior é o que a criança anseia, por sua proximidade maior com a espiritualidade, em comparação com o adulto.  Agindo na criança, conseguimos evitar inúmeros problemas existenciais que surgiriam lá na frente. E contribuímos, para que os adultos em volta, também se desenvolvam.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli




® todos os direitos reservados


2 comentários:

  1. Tenho sentido isso com meu filho, que demonstra muito interesse pelos assuntos cabalisticos e quando começamos a praticar juntos, ja comecei a notar a diferença em seu comportamento, pois se tornou mais amável, tranquilo e com um grande espirito de doação com o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo a criação, vejo também pela criança que ele está aproveitando muito os aprendizados da mãe. Fico muito feliz!

    ResponderExcluir