sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PARASHÁ BESHALÁCH



A porção da Torá desta semana nos possibilita uma conexão com a revelação dos 72 Nomes de D’us. Estas 72 sequências, de três letras hebraicas, são uma conexão espiritual que conseguem reunir todas as propriedades necessárias para nos aproximarmos da melhor variável de nós mesmos. Esta ferramenta que restaura a interação entre os Mundos, a totalidade da realidade.

“E foi ao enviar o Faraó o povo, não o guiou o Eterno pelo caminho da terra dos filisteus que era próximo porque disse o Eterno: Que não se arrependa o povo ao ver a guerra e volte ao Egito”.

“Endurecerei o coração do Faraó, e os perseguirá atrás de vocês”

Esta parashá nos fala sobre o momento da entrada no deserto inclusive sobre a resistência do nosso ego. Quando o Faraó perde o domínio sobre os hebreus, arrepende-se e organiza um “exército” para trazê-los de volta para o Egito. Outra reflexão desta semana é que nem sempre o atalho é o melhor caminho.

O povo estava acostumado à zona de conforto proporcionada pelo estado de escravidão, provando que podemos nos acomodar com qualquer condição e que diante do novo tudo pode parecer ameaçador, até mesmo a liberdade.

E disse o Eterno a Moisés: "que clamas a Mim? Fala aos filhos de Israel que marchem”.

A liberdade traz a consciência do livre-arbítrio, que é parte essencial no desenvolvimento espiritual do ser humano. Ser livre exige de nós um constante estado de transformação. A estagnação é a semente da energia de mortificação, que geralmente é fomentada pela dúvida. A certeza é o atributo que nos impulsiona a seguir em frente. A Cabalá nos ensina que tudo o que precisamos já está à nossa disposição, basta estar conectado com a Luz, o que significa fazer nosso trabalho espiritual, AGIR e injetar certeza.

“Quem nos dera morrer na mão do Eterno, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão a fartar; e foste nos trazer a este deserto para matar toda esta Congregação com a fome”.

Apesar dos milagres presenciados, os corações dos hebreus (ser humano) estavam cheios de dúvidas. A Cabalá nos ensina que eles saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles. Muitas vezes, pensamos resolver nossos problemas, trocando de emprego, de casa ou começando novos relacionamentos. Mudanças externas podem ser positivas desde que acompanhadas de uma transformação interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário