quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FAZER TZEDAKÁ


No mundo se fala muito em fazer "caridade", trabalhos sociais e cada vez mais ONG`s surgem trabalhando para suprir alguma função que os governos deixaram a desejar. Muitas pessoas, por sua vontade própria ajudam ao próximo, de maneira informal, através de instituições ou mesmo doando para campanhas de televisão patrocinadas por algumas emissoras.

A Cabala não enxerga o ajudar o próximo como simplesmente uma "caridade", também não enxerga como "beneficência", outro termo popularmente usado. De acordo com nosso ciência mística milenar, este ato é chamado de "Tzedaká", que é traduzido do hebraico para o português, como Justiça.

Entendemos, que quando você doa, está ajudando D´us na tarefa de fazer deste mundo um lugar mais justo, já que muitas vezes, nosso livre-arbítrio nos leva ao egoísmo. Assim, a tendência é repartir cada vez menos, proporcionando injustiça, ao invés de realizarmos os Tikkun que são necessários para que tenhamos harmonia.

Aquele que faz Tzedaká, é conhecido como "Tzadik", ou seja, um Justo. É alguém justo, pois tem consciência que nossos bens materiais nos fazem simplesmente "depositários" dos recursos divinos, mas não donos. Segundo a Cabala, quando possuímos boas condições econômicas, estamos autorizados a agir como "administradores" dos recursos divinos, o que traz benesses, mas também grandes responsabilidades.

Ser administrador, leva a entender que precisamos gerir os recursos que estão sob nossa guarda com sabedoria e fazer o bem com os mesmos. Quando realizamos com sabedoria a Tzedaká, nos tornamos "Sócios de D´us", porque auxiliamos o Criador em sua tarefa infinita de proporcionar o bem ao ser humano.


Outro aspecto que precisamos entender, é que a Tzedaká não está só ligada à bens materiais. Portanto, doar não precisa ser só financeiramente, mas da maneira que lhe é permitido. Tempo, amor, alimentos, arranjar um emprego para quem precisa são outras "n" maneiras de se fazer Tzedaká. Sendo assim, no nosso trabalho cabalístico entendemos que até o pobre tem condições de fazer esta boa obra.

Façam Tzedaká, mas com sabedoria!

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.


® todos os direitos reservados

4 comentários:

  1. Se todos os seres humanos tivessem este pensamento, de ajudar de alguma forma seu semelhante, sem pensar em recompensas ou divulgação, com certeza teríamos um mundo bem melhor onde todos se tratariam como irmãos e o amor e a união estariam presentes em todos os corações.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Tento a cada dia praticar o tzedaká ,e qdo vc o faz de coração DÚS mostra justiça e abundância em todas as áreas de tua vida.

    ResponderExcluir