quinta-feira, 22 de março de 2012

ORAÇÃO CABALÍSTICA II

 


MINHAS AMIGAS E MEUS AMIGOS, TODA A LUZ DA CABALA PARA VOCÊS! QUE TODOS POSSAM DESFRUTAR DAS MARAVILHAS QUE D´US NOS RESERVA :)


Temos que partir do seguinte princípio: D´us é perfeito e todas as suas obras são boas. Crendo que isto é verdade, vamos ter que reconhecer automaticamente, que ele já tem a atitude correta conosco e não precisa mudar com relação a nós. Nós é que precisamos mudar com relação à ele, portanto este caminho para a mudança quer dizer que temos que restabelecer nossa percepção do divino.


A oração é muito interessante, pois dentre todas as partes práticas da Cabala Iniciática, ela é mais simples de ser aprendida. Isto, porque as pessoas em geral, já têm uma certa familiaridade com a oração, ainda que a façam com objetivos diferentes dos objetivos cabalísticos. Existem orações mais simples e outras muito complexas, mas ela é uma forma de familiarizar mesmo o cabalista iniciante, com os projetos de D´us.


Sabemos que o grande problema dos estudantes de Cabala é a dúvida. O principal nisso, é que além de ser um ciclo vicioso, ela também é um bloqueio automático de "Ohr hassidim", meio pelo qual o praticante consegue elevar sua percepção acerca de D´us. Ou seja, a oração é "Mohin Degadlut", uma expansão de consciência que vai se refletir nos acontecimentos que o cabalista atrairá para si.


A prática da oração cabalística, envolve a preparação, a devoção, o amor, a Torah, a contemplação e o "Yichud" ou unificação. Assim, o praticante torna-se uma coisa só com a oração, que é tornar-se um só com as palavras de D´us, chegando ao nível elevado de consciência que possibilita a perda das limitações. Nenhum pensamento restritivo, negativo ou de natureza duvidosa é capaz de atrapalhar a alegria do cabalista.


É agir como uma criança, cujo intelecto começa a se desenvolver, atingindo o poder das palavras pela oração, entrelaçadas pela "Kavannah". O elemento maior é o amor, que amplia o "Devekuth" e elimina o distanciamento entre Criador e Criatura, que faz com que o "amante", não queira deixar o Ser "amado". 


E assim, "Ohr Hassidim" surge em toda a sua glória e abre todas as portas para o desenvolvimento do cabalista.


Shalom!


Rafael Chiconeli

2 comentários:

  1. Creio no projeto de d´us na minha vida. A plenitude as vezes é tão grande que
    Procuramos entender algumas coisas que não estamos acostumados. Até no que vc falou
    É tão claro, que buscamos expandir nossa consciência e não queremos realmente sair desta conexão que nos atrai cada vez mais. Eu não me envolvo,eu me jogo de corpo e alma e fico contemplando a vivência.Não quero mais perder
    esta conexão.

    ResponderExcluir