terça-feira, 13 de março de 2012

CABALA PARA TODOS

 

Hoje, cada vez mais notamos que o nome "Cabala" é divulgado, vemos constantemente como a mídia aborda o termo e também a constância com que reportagens à respeito são disseminadas na imprensa. Muitas vezes é erroneamente colocado como algo somente das elites e um tipo de estudo extratificador, ou seja, reservado somente à uma parcela mínima da sociedade.

Muitas vezes, estas alegações, baseiam-se no passado, em que pouquíssimas pessoas conheciam os mistérios da Cabala como uma forma de justificar estes dizeres. Inúmeras palavras são proferidas, de  um modo em que o buscador se vê em meio a algo quase impossível de se ter acesso.

Porém, como dizia Rabi Shimon bar Yochai, a literalidade é para "idiotas". Com isto, o iluminado autor do Zohar queria dizer, que as coisas não devem ser lidas ao "pé da letra", porque justamente isto é o que cria as mistificações e faz com que os radicalismos apareçam. Não é exagero, já que até hoje, devido à interpretações erradas sobre as escrituras sagradas, uns fazem mal aos outros.

A Cabala é uma ciência, através de sua linguagem comum, os cabalistas se reconhecem mutuamente. De "fechada", ela nunca teve nada, já que sendo iniciática só pode ter entendimento dela, quem realmente tem a intenção apropriada. Por isto, ao ler que a Cabala era "fechada", não pense em proibições por escrito ou patrulha. Entenda que simplesmente, as pessoas que não tinham acesso à Cabala é porque não queriam ter.

Claro que este "querer", não está vinculado à palavra em si. Se eu perguntar quem quer ser milionário, a imensa maioria dirá que sim. Mas estou me referindo, ao "Querer da Alma", que é você manifestar um desejo e fazer por onde realizá-lo. Só através disto, uma pessoa realmente pode chegar aos conhecimentos sublimes da Cabala. Sem Kavannah, só restam àquelas pessoas as quais o Rabi Nenhuniah ben Hakana dizia: "aquele que acumula conhecimento e não pratica, está mais para burro de carga do que sábio".

Rabi ARI, em contrapartida, dizia que a Cabala não seria apenas algo recomendável, mas um dever para homens, mulheres e crianças DE TODAS AS NAÇÕES. Então, no século XVI ele só escreve o que pessoas de inúmeros povos já estavam praticando, com o conhecimento iniciático da Cabala. Ele deve ser dado àqueles que sinceramente estiverem em busca.

Fico muito feliz de ver cada vez mais e mais pessoas buscando o aprendizado da Cabala. Realmente é algo fascinante, ver pessoas tão diferentes partilhando a mesma sintonia, onde enxergamos que boa parte do mundo está "acordando". Sinto-me duplamente feliz, por termos aberto nosso espaço no Méier (Zona Norte do Rio de Janeiro) e cada vez mais mostrar, concordando com o ARI, que o conhecimento da CABALA ESTA ABERTO PARA TODOS.

Desejo à todos que já estão na senda cabalística muita felicidade, assim como desejo àqueles que estão tateando sobre o tema, que sintam-se à vontade para assistir nossos vídeos, ler os textos e conhecer mais à respeito do que ensinamos.

CONTATO: rafaelchiconeli@yahoo.com.br 

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário