sábado, 31 de março de 2012

PARASHÁ TSAV




D’us ordenou a Moshê: "Reúna todos!"

"Onde?" - perguntou Moshê.

"No pátio do Mishcan !" - respondeu D’us.

"Mas há 600.000 homens com mais de vinte anos e outros 600.000 rapazes mais jovens," objetou Moshê. "Não cabem todos lá."

"Não se preocupe com isso," D’us respondeu a Moshê. "Posso acomodar a todos".

A Cabala Iniciática é a visão da autêntica tradição milenar passada de boca à ouvido. Dedica-se, além dos estudos conhecidos, a desvendar as verdades profundas do Midrash, e nele encontramos profundas chaves, para o entendimento das vontades divinas.

Similarmente, quando D’us desceu ao Monte Sinai na Outorga da Torá para falar com o Povo de Israel, tinha com Ele 22.000 carruagens de anjos. Muito embora o Monte Sinai fosse pequeno para acomodar a todos, D’us realizou um milagre e todos couberam na montanha. 

Entendemos à partir daí, que não devemos nos lamentar ou limitar nossos objetivos, porque "aparentemente" não parecem ser possíveis. Devemos nos conectar, para que possamos escutar o mesmo que Moshê ouviu, que D´us ampliará, para que caiba em nossa vida.

Todos os judeus assistiram enquanto Moshê preparava Aharon para seu novo trabalho como Cohen Gadol da seguinte maneira: Aharon imergiu em um micvê para tornar-se puro. Então Moshê trouxe Aharon ao kiyor (lavabo) e lavou-lhe as mãos e os pés. O povo viu como Moshê vestiu Aharon em esplêndidas vestimentas: a saia longa, o cinto, o casaco, o avental e seu cinturão. Moshê fechou o peitoral sobre o avental, colocou o turbante de Aharon e fixou-lhe o tsits, a faixa sagrada, na sua testa.

Esta pureza é imitar Hashem, por intermédio das boas ações, que abrem as portas para que realizemos Tikkunin necessárias para nossa elevação. Aharon é posto com estas vestimentas, porque, antes mesmo disto, já estava "vestido" das grandezas espirituais que só um tzadik (justo) é capaz de possuir. Então, o externo equivalia exatamente ao que ele era internamente: alguém "vestido com o espírito de doação", um homem glorioso.

Finalmente, Moshê trouxe o shemen hamishchá, o óleo para unção. Passou um pouco sobre o Mishcan e os utensílios para torná-los sagrados. Também borrifou-o sete vezes sobre o grande altar no pátio. Então derramou um pouco do óleo sobre a cabeça de Aharon. Depois disso, Moshê lavou e vestiu os filhos de Aharon perante todo o povo.

O papel do mestre é ser o mais humilde de todos, ser exemplo. Para quem exerce os verdadeiros desígnios, como Moshê, é uma honra poder estar ao lado de tzadikim (justos). Ele os unge, como símbolo de seu reconhecimento pelo esforço deles e também por seu domínio sobre o ego. É necessário que nos santifiquemos, através de companhias que compartilham de nosso mesmo espírito de doação.

Shalom!

Rafael Chiconeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário