sexta-feira, 27 de julho de 2012

PARASHÁ DEVARIM



Esta Parashá nos ensina que Moisés sabia que a hora de deixar este plano espiritual se aproximava e por isso fazia-se necessário conscientizar o povo. Esta passagem nos conta de forma literal que o profeta fez um longo discurso, onde fez observações acerca do comportamento de seu povo ao longo do tempo que passaram pelo deserto.

A Cabala nos revela que devemos compartilhar o que temos com o próximo e que nosso egoísmo é - sobretudo - espiritual. Ele não está simplesmente em você não doar algo, mas em resistir no que diz respeito à realizar uma conexão com o outro. Atuar com todo amor, usando de sinceridade e amor, no sentido de REPARAR, é se conectar.


Assim entendemos que o que o profeta realizou foi "Tochechá", uma correção. Quando ele espiritualmente sentiu que deixaria este mundo, quis compartilhar seus conhecimentos com o povo. Assim, pode ressaltar alguns eventos que se passaram, com aconselhamentos para que o povo realizasse Tikkun.


Hashem nos envia Tzadikim (Justos), para que possamos nos elevar através dos exemplos. Exerceu Moisés seu papel de mestre, utilizando seu verbo para emitir palavras sinceras, mas, sobretudo, doces para com aquele povo. Seguindo um dos maiores preceitos que um mestre cabalista deve exercer: "Hochêach Tochíach Et Amitêcha" ou "Corrigirás o teu companheiro".


A Cabala entende que tudo está interligado, somos um único organismo e o ato de um não afeta somente ele, mas todo o resto. Portanto, quando nos atentamos à correção das atitudes, tanto no aspecto micro, quanto no macro, proporcionamos equilíbrio a este mundo. Assim, estamos colaborando para que Teshuvá (retorno), aconteça o mais rápido possível.


Shabbat Shalom,


Rafael Chiconeli



Nenhum comentário:

Postar um comentário