terça-feira, 3 de julho de 2012

O BAHIR

cia73i3.bmp (169014 bytes)

O Bahir, ou "Livro da Luz" é um escrito do século I da Era Comum, que traz as revelações profundas do Rabi Nehuniah ben Hakana. Nos é revelado aqui, a beleza da meditação cabalística e como atingir as verdades profundas que são capazes de nos carregar até o Trono do Eterno.


Sua importância está no fato de sugerir a busca de D´us num lugar em que pouquíssimos de nós está disposto ou acredita que se deva procurar: "é no coração do discípulo que o Rei habita". O que quer dizer que devemos procurar por Hashem em nosso interior, antes de empreendermos tantas buscas infrutíferas.


Havia na época do grande mestre cabalista, um profundo duelo que persiste nos dias de hoje: Conhecimento x Pensamento. Ben Hakana nos conta que o pensamento é o "emissário do ser humano", permitindo que o mesmo se expanda por toda a extensão, até chegar à D´us. O mestre defendia: "pode-se atingir o limite do conhecimento de uma pessoa, mas não o limite de seu pensamento.


Através de seu estudo e, sobretudo de sua transmissão, aprendemos que o ponto maior do ser humano é a "curiosidade espiritual", que justamente vai levá-lo a procurar pelo Criador. Através do amor profundo, a pessoa gerava em si mesma o anseio por partilhar da unidade com D´us e todo o processo se iniciava.


Amorosamente, o Rabi Nehuniah despertava o melhor de seus alunos e os conduzia verdadeiramente à Luz, aquela que surgiu no meio do vazio representado pelo Tzim-Tzum. Deixa-nos uma importante instrução, não pode haver nada de verdadeiro numa busca, se não houver, de fato, anseio.


Shalom,


Rafael Chiconeli



Nenhum comentário:

Postar um comentário