sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PARASHÁ DA SEMANA: VAERÁ



O QUE É UMA PARASHÁ: as Parashiot, são divisões específicas da Torah. Falam sobre temas e eventos específicos ocorridos com o povo judeu, de onde utilizamos a interpretação cabalística para retirarmos sentidos esotéricos, que servem de exemplo para nossas vidas. 


Muitas das histórias dos personagens bíblicos são nossas. Você pode estar vivendo uma dela nesta exato momento. Por isso, trarei sempre uma interpretação para que possamos aprender e aplicar em nós.




PARASHÁ DA SEMANA: VAERÁ


Segundo a parashá desta semana, a redenção não consiste em um ato único e completo, mas em uma série de cinco etapas que configuram um processo histórico. A redenção e a liberdade não se produzem geralmente de forma drástica, mas constituem o resultado de distintos fatos que provocam uma mudança na situação geral. Ela se expressa mediante cinco conceitos expresso por Deus em sua promessa a Moisés: os libertarei, os salvarei, os redimirei, os considerarei, os levarei.

Ainda no Egito era necessário despertar no povo o desejo de liberdade, já que as primeiras pragas não conseguiram abrandar o coração do Faraó, provocando, ao invés disso, um aumento das exigências com respeito ao trabalho dos escravos. O povo começou a duvidar da possibilidade de que efetivamente a redenção pudesse ocorrer. No início de nossa parashá, o Criador trata de despertar e estimular o espírito do povo e aumentar suas esperanças com respeito a redenção.

Talvez as fases desta redenção não sejam únicas e próprias da saída do Egito, já que se produziram de forma semelhante também em outras situações relacionadas com a redenção de Israel. Ao analisarmos, por exemplo, a tragédia que assolou nossa geração em nossos dias, a Shoá, veremos que também depois dela se produz um processo de “os tirarei”, “os salvarei”, “os redimirei”, “os considerarei” e “os levarei”. Mesmo assim, de forma consciente ou inconsciente, todos os libertadores de escravos, desde Espártaco até Lincoln, extraíram sua força e inspiração desta parashá, já que a melodia da redenção do Egito segue ressonando em nosso mundo…

Os três elementos do pacto: a liberdade, a Torá e Eretz Israel, constituem, cada um a seu tempo, três etapas distintas na história do povo de Israel: a saída do Egito, a entrega da Torá e a chegada a Eretz Israel. Na relação com cada um dos elementos do pacto, temos uma das três festividades centrais: Pessach, em relação a saída do Egito. Shavuot, ligada a entrega da Torá. E Sucot, em relação com Eretz Israel. O judeu assume duas obrigações diante do pacto: cumprir com as mitzvot da Torá e identificar-se com o destino histórico de seu povo.

A grandeza da saída do Egito está não no fato histórico único e excepcional de tirar um povo inteiro das garras de seus opressores, que constituíam um império inteiro, mas se tratava da primeira fase na vida de um povo, uma fase especial em uma cadeia histórica que culminaria com a formação do povo Judeu. O plano Divino começou com a saída do Egito e finalizou com a entrada em Eretz Israel.


Fraternalmente,


Rafael Chiocneli .`.

4 comentários:

  1. MESTRE
    Lembrei de quantas vezes D’us me livrou de situações negativas.
    Quantas vezes me salvou de situações negativas
    Quanto me redimei de erros do passado
    E pensando atualmente como devo dar atenção a, levar em conta, observar atentamente, meditar em, apreciar fatos novos em minha vida
    E com isso esperar a momento certao ao qual D’us me levará à ser uma com ele.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, nem preciso dizer que atualmente estou passando por uma fase assim. D`us está me tirando da mão do opressor e me levantando para viver uma nova vida. Obrigada

    ResponderExcluir