quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O DNA DA INVEJA




Na nossa vida, esta é uma das manifestações mais comuns do egoísmo. De várias maneiras ele se manifesta, com subdivisões tão nocivas, quanto a essência que dá origem ao seu nome, e a inveja está presente onde existe um vazio em realizações. 

O problema para o invejoso, é que as realizações estão acontecendo o tempo todo neste mundo. Na visão cabalística, nós estamos situados na Sephirah de Malchut, que está diretamente ligada ao mundo de Assiah, ou seja, o mundo das ações. Neste aspecto fica claro que a nossa estadia nesta existência é para obter méritos, que servirão na nossa própria evolução.

Porém, o invejoso é um contra-senso à esta existência. Ele não veio para realizar, veio para observar e lamentar o fato de os outros realizarem. Mesmo quando ele executa alguma função, o faz, mas sempre com a ciência de que o outro realiza mais e melhor que ele. Não, que de fato, as pessoas sejam melhores que o invejoso, mas sim porque ele não se propõe a se ver com alguém melhor.

Por isso, o invejoso tem que botar defeito no que o outro faz, a única maneira de crescer. É uma estratégia bem comum, se você se julga incapaz de se elevar, você automaticamente, só pode estar no mesmo patamar de alguém que você inveja, se a jogar para baixo. Aí, surgem as técnicas comuns do invejoso, como as calúnias, a fofoca e a "união" com outros invejosos.

Não existe isso de "inveja branca", o que existe são pessoas que se admiram mutuamente, ou pessoas que admiram o sucesso de alguém e, acreditam, por intermédio do trabalho, poder alcançar um patamar semelhante. Alguém que admira não se vê crescendo às custas da queda do outro e nem acredita que é preciso sabotar alguém para conseguir ser notado.

No final das contas, em Cabala, como estudamos as leis universais que regem o mundo, sabemos que o invejoso sempre colhe o que plantou. De uma forma ou de outra, seus planos caem por terra, não importa o que façam ou o quão acreditem que sua estratégia é vencedora. O invejoso optou ficar à margem e é lá que ficará, a menos que passe a olhar para si e para as suas realizações, sem "queimar" os feitos alheios.

Que todos nós possamos focar nas nossas realizações e construir aquilo que nos está predestinado. Todos têm o seu espaço para brilhar neste mundo.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.


® todos os direitos reservados


3 comentários:

  1. Concordo plenamente! pois nada cai do céu, e os invejosos esquecem que para obtermos êxito em qualquer aspecto de nossa vida é necessário dedicação e trabalho. O sol nasceu para todos! Mas alguns ainda precisam retirar o véu para conseguir ver o brilho dele.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo: A inveja, infelizmente, faz parte da vida. A humanidade ainda não sabe virar-se para dentro de si mesma. Na linguagem popular chama-se isto de "olho gordo". Quem Não se sente capaz procura se ver na obra do vizinho. Por enquanto ainda vivemos no "ter", mas chegará o tempo de nos deliciarmos em apenas "ser". Porém, que tal darmos uma passadinha rápida pelo "estar"...bem com a vida, procurar aprimorar-se cada vez mais, enfim, vamos acreditar que um dia o ser humano acordará para a sua própria realidade...
    Therezinha

    ResponderExcluir
  3. é SÓ QUESTÃO DE POR MÃOS À OBRA, PREZADA tHEREZINHA

    ResponderExcluir