terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O CASAL E A CABALA



Estive em São Paulo, ministrando uma aula e foi impressionante a quantidade de casais que encontrei, na mesma sala, partilhando dos mesmos estudos e da mesma busca. Isso é muito bonito, não por estarem necessariamente participando de uma aula que eu ministro e, sim por estarem unidos em função de algo comum aos dois.

Em nossos estudos de Cabala, descobrimos que o amor é uma qualidade inata da natureza e que une todas as partes de uma realidade. "Amar é ser um", e este aspecto é partilhado por toda a criação, desde os minerais, as plantas e os animais. O ser humano também tem este potencial, mas com o livre-arbítrio, pode tanto amar quanto odiar.

Se repararmos, independentemente de estudar Cabala ou não, nós agimos contra o amor, quando focamos unicamente em nós e deixamos a outra pessoa de lado. Quando em nossa busca estamos unicamente preocupados com a nossa felicidade e não a do outro.  Isto cria um desequilíbrio da lei natural e vai ser fonte de dor e, posteriormente, sofrimento.


Além disso, a falta de objetivos comuns, gera a separação gradual das pessoas. Num casal, isto vai se refletir no esmorecimento da relação, distanciamento e, na eventual separação dos dois. Nem sempre uma separação quer dizer que "o amor acabou", mas sim, que cessaram em AMBAS AS PARTES A BUSCA DE UM OBETIVO UNO.

Se observarmos o desenvolvimento de um organismo ou se perguntarmos à um biólogo ou botânico, saberemos que o que rege nossa existência é a lei do amor. Todas as partes de um organismo vivo funcionam no sentido da doação, as células vivem para cuidar do bem estar e sustentar o Corpo.

Daí, a importância de atuarmos em sintonia com as leis naturais, pois a fonte de todo este amor é uma só. Ela provém do Criador, e traz resultados magníficos em nossas vidas. Esta harmonização, a Cabala chama de "infinito" quando atingimos este objetivo, enxergamos que nossos limites deixam de existir e nós literalmente passamos a sentir o outro como parte de nós mesmos.

Quando um casal está em harmonia na busca de um objetivo positivo, está praticando este princípio e, como consequência trazendo a chama deste amor infinito para a sua relação. Isto, porque a atividade comum nos coloca o tempo todo na função de PARTILHAR.

Por isso, fico muito feliz, quando numa aula ou palestra vejo inúmeros casais unidos em prol de uma causa comum.

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli .`.


® todos os direitos reservados



2 comentários:

  1. Acredito que se todos casais estudassem CABALA juntos, com certeza existiriam menos separações e entenderiam o verdadeiro significado de AMAR É SER UM.
    Pois a partir do momento que começamos os estudos de Cabala,nossa vida se torna só amor e doação. Esquecemos totalmente do Ego. Este sentimento tomou conta de mim de uma forma tão grande que não sei explicar. Só sentindo e vivenciando. AMO VC MEU MESTRE QUERIDO!

    ResponderExcluir
  2. Não precisaria nem falar o quanto a cabala tem me mostrado em ternos de sentimentos e vivencias.Falando de Amor,sempre tive a certeza de que amor:É amar a si mesmo e ao proximo.Estou aprendendo com a cabala, a abrir o circulo da afetividade cada vez mais e já percebo o quanto é saudável e imensamente vitalizante essa postura que edifica uma atmosfera de carinho e lealdade em torno de nós mesmos,e com isso partilhar toda a existência do amor.Sendo assim com certeza encontrarei a minha outra parte de alma para juntos tornamos um só perante Dùs.
    neshamah ohevet otcha Rav

    ResponderExcluir