sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É A CABALA?



A Cabala é um método simples e preciso que investiga e define a posição do ser humano no universo. A sabedoria da Cabala nos diz porque o homem existe, porque nasce, porque vive, qual é o objetivo de sua vida, de onde vem, para onde vai quando completa sua vida nesse mundo.

É o unico método para chegar ao mundo espiritual. Nos ensina sobre Ele, e ao estudá-Lo, vamos desenvolvendo um sentido adicional. Com a ajuda deste sentido podemos estabelecer contato com os mundos superiores. A Cabala não é um estudo abstrato ou teórico, e sim ao contrário, muito prático. O homem aprende sobre sí mesmo, quem é e como é. Aprende o que deve fazer agora para mudar, etapa por etapa, passo a passo. Focaliza sua investigação para seu próprio interior. Toda experiência se realiza sobre sí mesmo, em sí mesmo.

É por isso que a Cabala se chama "A Sabedoria Oculta". Através dela a pessoa experimenta mudanças internas, que só ela sente ou sabe que estão acontecendo. É uma atividade própria, específica e peculiar, que ocorre no interior do ser humano.
A palavra "Cabala" deriva do verbo em hebraico "lekabel", quer dizer, receber. A Cabala descreve os motivos das ações como "o desejo de receber". Esse desejo se refere a recepção de diversos tipos de prazeres. Para isso, cada um está disposto, em geral, a investir um grande esforço. A questão é, como chegar ao máximo de prazer fazendo o mínimo esforço? Cada um tenta responder a esta pergunta da sua maneira.

Este desejo de receber se desenvolve e cresce de acordo com uma determinada ordem. No começo ele quer os prazeres dos cinco sentidos, depois ele procura dinheiro e honra. Um desejo ainda mais poderoso o torna sedento de poder. Com o desenvolvimento do desejo ele aspira à sabedoria e só no fim da pirâmide aparece o desejo de espiritualidade. A pessoa que reconhece o quão grande é o desejo de espiritualidade, começa a procurar os meios de realizá-lo. Ao passar pelas etapas do desejo de receber a pessoa conhece suas habilidades e suas limitações.

A Cabala se ocupa com o que não conseguimos entender porque não podemos controlar. Não sabemos como são criados os sentimentos. Nos maravilhamos diante da experiência do doce, do amargo, do agradável, do áspero, etc. Não conseguimos construir instrumentos científicos para examinar nossos sentimentos, nem sequer no campo da psicologia, da psiquiatria e outras ciências humanas. Os fatores da conduta continuam ocultos ao nosso entendimento.

A Cabala é como a matemática dos sentimentos; pega todos nossos sentimentos e desejos, divide-os e dá uma fórmula matemática exata para cada fenômeno, a cada nível, para cada tipo de compreensão e de sentimento. É um trabalho de sentimentos combinados com o intelecto. Exteriormente, aos olhos dos principiantes, ela usa a geometria, matrizes e diagramas. Mas quem se adianta, encontra uma ciência exata, que examina os sentimentos. Ao estudar, a pessoa sente cada sentimento e o compreende. Sabe dar-lhe seu nome de acordo a seu poder, direção e caráter.

A sabedoria da Cabala é um método antigo e comprovado, através do qual o ser humano pode receber uma consciência superior, alcançando a espiritualidade. Este é o verdadeiro objetivo do homem neste mundo. Se alguém sente um desejo pela espiritualidade, então ele pode, através do método da Cabala, através dessa sabedoria divina, desenvolver o desejo dentro de si, e começar a sentir a espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário