terça-feira, 23 de setembro de 2014

RAFAEL CHICONELI



QUEM É RAFAEL CHICONELI:

É conferencista, professor e estudioso da sabedoria cabalística, que lidera o Centro de Cabala Iniciática (CCI), grupo de estudos que visa compartilhar com todos os seres humanos a Cabala, com fidelidade às fontes originais que a transmitiram originalmente. Seu trabalho é reconhecido e respeitado em todo o Brasil, pela seriedade culminando em uma série de publicações sobre o tema, com destaque para os livros "Toda a Luz da Cabala" e "Cabala ao Alcance de Todos". 

 

O QUE APRENDEMOS COM  RAFAEL CHICONELI:

A trocar nossos impulsos egoístas e interesseiros, pela vontade de compartilhar. A amarmos o próximo, independentemente de origem, crença, cor ou sexo. Sobretudo, a mostrar que a Cabala é muito mais que uma sabedoria especulativa, mas algo de aplicação prática e que, se seguido, transforma vidas. Aprende-se que a relação entre aluno e professor é mágica e que os ensinamentos bíblicos carregam lições esotéricas profundas, que podem trazer Luz à toda a humanidade.

 

A RELEVÂNCIA DE SEU TRABALHO:

Rafael Chiconeli é jovem em idade física, porém seu trabalho ganhou enorme reconhecimento positivo, pela habilidade em explicar conhecimentos complexos de maneira simples, amorosa e didática. "Falar com almas e não com cérebros", o levou a ministrar conferências em alguns dos seminários mais respeitados sobre o tema, em diversos eventos por todo o Brasil. Também teve a oportunidade de transmitir sua abordagem acerca da mística judaica em entrevistas para diversos órgãos de imprensa.

 

CALÚNIAS E DIFAMAÇÕES:

A internet é um excelente veículo de comunicação, compartilhamento e aproximação entre pessoas. Porém, infelizmente, pessoas mal-intencionadas têm trazido problemas e a regulamentação do mundo virtual ainda está em aperfeiçoamento no Brasil, conforme pudemos testemunhar nos casos "Carolina Dieckman" e "Júlia Rebeca". Além disso, a rede tem inúmeros casos conhecidos e anônimos de crimes contra a honra, que desafiam não só a justiça, mas também as pessoas de bem a unirem-se em prol de uma Internet mais segura.

 

Obviamente que ninguém precisa gostar de tudo e que trabalhos são sujeitos à crítica, desde que os pressupostos constitucionais de respeito e ética sejam mantidos. Como ressaltamos, o trabalho de Rafael Chiconeli é muito respeitado, porém enfrenta ciumeira e inveja em uma minoria que vê o esoterismo como espaço de disputa mercadológica. Estas pessoas põem-se a falar mentiras e a difundir calúnias na internet, com o fim de confundir pessoas inocentes, acreditando na impunidade e que a internet é "Terra de Ninguém".

Algumas destas pessoas tem traços bem destrutivos, é verdade. No entanto, há outros que inocentemente, reproduzem um discurso ao qual foram levados erroneamente a acreditar.

 

AÇÕES DOS DIFAMADORES:

Vão desde posts mentirosos em blogs, uso indevido de imagem, até ligar para espaços onde o cabalista vai palestrar, para fazer ameaças. Enviar mensagens através de perfis "fakes" para pessoas, com calúnias. Estas são as práticas escusas e infantis oriundas das mentalidades mais doentias que a web pode abrigar.

No entanto, Rafael Chiconeli não é o primeiro. Veja as histórias de diversos líderes em várias afirmações da espiritualidade e você perceberá que todos sofreram com a calúnia e a difamação. Este é o preço a ser pago por fazer um trabalho sério, porém, qualquer pessoa com senso crítico, perceberá que providências já foram tomadas e que casos como este já estão sob alçada da Justiça.

 

QUEM PODE ESTUDAR CABALA:

Todo aquele ou aquela que assim tiver vontade, desde que entendendo que Cabala se trata da parte mística da Torá, qualquer visão diferente disso é uma abstração. Segundo grande cabalistas de várias eras, como Rabi Abraham Abuláfia, Rabi Isaac Lúria (Ari), Rabi Moshê Chaim Luzzatto e Rav Yehuda Ashlag o ensino da Cabala de origem judaica é condição essencial para a redenção da humanidade. 

Segundo o Zohar, esta redenção, através da Cabala, é anunciada no próprio Tanach, quando diz o profeta: “não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão ‘reconhece o Eterno’, pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado” (Yiermiahu 31:33). Fica claro, que segundo esta e outras fontes judaicas que este conhecimento que encherá a terra, está vinculado à revelação da sabedoria cabalística para toda a humanidade.

O grande Ari, citado acima disse no século XVI, que o estudo da Cabala não era apenas desejável, mais um dever para todos: homens, mulheres e crianças de todas as nações. Diversos cabalistas, como o próprio Baal Shem Tov seguiram no mesmo caminho, buscando tornar a Cabala mais acessível de forma que não ficasse somente restrita à círculos de eruditos.

Embora por muito tempo a Cabala tenha sido secreta, está mais do que na hora de revela-la a todos, através da sua sabedoria conforme foi transmitida pelos sábios de Israel em todas as eras. Por isso o grupo de estudos existe, para que a Torá seja estudada, praticada tanto entre o Povo de Israel, quanto às demais nações para que todos possam encontrar a plenitude.

 

COMO PARTICIPAR:

Cabala só se apreende através da transmissão pessoal, por isso, é necessário que haja interação. Como fazer parte disso? Comparecendo, apoiando e participando dos seminários oferecidos pelo grupo de estudos. Nossa meta é expandir este trabalho, para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas através da sabedoria cabalística. Para saber de nossos eventos, é só enviar um e-mail para ccibrasil@hotmail.com e responderemos assim que possível. Em breve o novo site retornará ao ar e a agenda de seminários do professor Rafael Chiconeli estará disponível.

19 comentários:

  1. Com certeza Rafael Chiconeli tem um trabalho corretíssimo e suas aulas são fascinantes. Acompanho o trabalho desde as primeiras aulas em Copacabana e amei o livro. Não vejo a hora de ver o site novo no ar. Anna Garcia

    ResponderExcluir
  2. Ficamos orgulhosos de receber o prof. Rafael Chiconeli aqui em nossa cidade, por seu trabalho inovador e amoroso com a Cabala Judaica. Realmente foi um bálsamo para todos nós assistí-lo. Tão novo e tão amoroso. Esperamos o quanto antes para poder ouvir estas palavras novamente. Ciro/MG

    ResponderExcluir
  3. Não soi aluno de Rafael Chiconeli, mas só de assistir uma palestra na Barra e ver a forma como se coloca, percebi que são mentiras o que dizem a seu respeito. Oro pelo Deus Único que a justiça será feita em prol de um ser que só transmite amor. Robson.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de voltar a acessar os videos do Rafael Chiconeli no Youtube. São muito bons e profundos.

    ResponderExcluir
  5. Professor Rafael Chiconeli tem um trabalho maravilhoso em prol da Cabala e amor ao proximo. Pessoas mentirosas, com intolerância religiosa e mentiras não apagarão isso. José sofreu muito no egito, apos ser exaltado pelo próprio farao. A mão de Deus está no controle de tudo. Pr. Alex

    ResponderExcluir
  6. Rafael Chiconeli e extremamente sábio, uma honra partilhar de seus conhecimentos sobre esoterismo. Eliza-SP

    ResponderExcluir
  7. Rafael Chiconeli e amoroso em suas transmissoes. Sou Aluna do Cci-Meier e posso garantir o respeito com o qual ele trata tanto alunas quanto alunos. Um verdadeiro mestre. Barbara

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito que ministrasse seus cursos aqui em minha cidade, fui muito bem recomendada por uma aluna sua de minas. Sou dona de um espaco e li seu livro. Vou enviar email. Por favor, responda! Magdala

    ResponderExcluir
  9. Rafael Chiconeli e uma das pessoas mais especiais que já conheci. Sua postura e a de um gigante espiritual. Nunca falou mal de ninguém, só abre a boca para falar de coisas divinas e espirituais. Sou aluna não vemos a hora de seus ensinamentos atingirem cada vez mais pessoas, Rachel.

    ResponderExcluir
  10. Admiro muito o trabalho do professor Rafael Chiconeli. Seu livro Toda a Luz da Cabala esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre o tema. Claire

    ResponderExcluir
  11. Sou evangélico, mas tive oportunidade de conhecer o professor Rafael Chiconeli, através de uma palestra. Trata-se de um profundo conhecedor do misticismo do velho testamento. Suas palavras tocam na alma. Desejo muita sorte na difusão da Cabala. Pastor Anderson

    ResponderExcluir
  12. Rafael Chiconeli fala sobre mística de uma forma acessível a todas as almas. Fico muito feliz de participar de seus seminários em São Paulo. Fábio Rezende

    ResponderExcluir
  13. Rafael Chiconeli vai fazer o que sempre fez. Trilhar seu caminho de Luz e ajudar pessoas a se libertarem da escravidao do ego. Toda pessoa iluminada e perseguida, faz parte. Parabéns por seu maravilhoso trabalho. Debora.

    ResponderExcluir
  14. Aguardo em Salvador-BA, faz tempo que você não vem ao nordeste. Já mandei e-mail solicitando o curso, para montarmos um núcleo do CCI. Rodrigo Marcos

    ResponderExcluir
  15. Grande Rafael Chiconeli, as oposicoes fazem parte do proposito. "Todo aquele que impede que a sabedoria cabalistica seja disseminada, atrapalha a redenção das almas e a vinda do messias. Pobre desta pessoa que vai contra a Cabala, seria melhor que não tivesse existido" (Rabi Ishaiahu Horwitz). Mauro, CCI-MG

    ResponderExcluir
  16. Fiquei maravilhada com o trabalho do Rafael Chiconeli. Quase cometi o erro de julgá-lo por mentiras que li na net a seu respeito. Uma simples pesquisa já mostra que se trata de homem de postura ilibada. Parabéns pelo excelente trabalho! Eva Silveira.

    ResponderExcluir
  17. Amamos a aula desta terça, prof! Jana :p

    ResponderExcluir
  18. Rafael Chiconeli e um gênio. Sua aula sobre Almas Gêmeas ajudou muito na minha relação com o meu marido. Nos tornamos alunos! Obrigado por compartilhar tamanha Luz conosco! Deborah e Uri

    ResponderExcluir
  19. Professor Rafael Chiconeli! Que honra Tê-lo recebido em Sp. Aprendo cada vez mais com sua sapiência e amorosidade. Não vejo a hora de assistir seu seminário sobre a Árvore da Vida! Beijos! Nicole Assis

    ResponderExcluir