terça-feira, 22 de maio de 2012

SIVAN: O MÊS DA LUZ - GÊMEOS


Estas letras são a conexão para o mês de Sivan, no qual entramos hoje. Este mês é muito especial e representa muito, já que Resh e Zain, os caracteres hebraicos deste mês, têm juntos o valor gemátrico de 207. Ao mesmo tempo, a palavra hebraica Ohr, ou Luz, também tem o mesmo valor.

Dizemos então, que Sivan é o mês da Luz, tanto numerológicamente, quanto pelos fatos que nele aconteceram. Na sua história, ele é o mês que abriga Shavuot, data do recebimento da Torah e também dos 10 mandamentos, o que representa o contato direto com a Presença de Hashem.

A Letra Resh é a criadora do planeta Mercúrio, estando próximo ao sol, nos remete à visão nos possibilitando uma visão do mundo com clareza. Por outro lado, Zain criou o signo de Gêmeos, o que representa a integração entre os dois mundos, espiritual e material.

Segundo a Cabala, neste período com extrema conexão é como se todos fôssemos geminiamos, pois entramos em contato com as características do mês, podendo fazer uso de tal aprendizado para impulsionar nosso crescimento. Este mês de tantas conquistas, nos ensina que nosso caminho é o de unificação, onde os propósitos finais são alcançados.

Sendo o terceiro mês da roda astrológica cabalística, tivemos antes Áries (Nissan) que vai representar a Libertação, depois Touro (Iyar), que nos remete ao refinamento. Finalmente, em Gêmeos (Sivan), nós encontramos a luz do conhecimento, que nos remete ao nosso ciclo iniciático.

Por isto, é importante que meditemos em cima das letras do mês, para que nos conectemos à energia de realização que este evoca.   
Somado à conclusão da Contagem do Ômer e Shavuot, teremos acesso às Luzes da Cabala.

Pensando nisso, também gravarei um vídeo sobre o tema. 

Fraternalmente,

Rafael Chiconeli


Um comentário:

  1. Rafael,
    Estamos chegando ao final da contagem de OMER e eu quero te agradecer pelo seu trabalho diário nos enviando um rico material para nos auxiliar
    nesta contagem.
    Shavua Tov

    ResponderExcluir