QUEM É RAFAEL CHICONELI:
É conferencista, professor e estudioso da sabedoria cabalística, que lidera o Centro de Cabala Iniciática (CCI), grupo de estudos que visa compartilhar com todos os seres humanos a Cabala, com fidelidade às fontes originais que a transmitiram originalmente. Seu trabalho é reconhecido e respeitado em todo o Brasil, pela seriedade culminando em uma série de publicações sobre o tema, com destaque para os livros "Toda a Luz da Cabala" e "Cabala ao Alcance de Todos".
O QUE APRENDEMOS COM RAFAEL CHICONELI:
A trocar nossos impulsos egoístas e interesseiros, pela vontade de compartilhar. A amarmos o próximo, independentemente de origem, crença, cor ou sexo. Sobretudo, a mostrar que a Cabala é muito mais que uma sabedoria especulativa, mas algo de aplicação prática e que, se seguido, transforma vidas. Aprende-se que a relação entre aluno e professor é mágica e que os ensinamentos bíblicos carregam lições esotéricas profundas, que podem trazer Luz à toda a humanidade.
A RELEVÂNCIA DE SEU TRABALHO:
Rafael Chiconeli é jovem em idade física, porém seu trabalho ganhou enorme reconhecimento positivo, pela habilidade em explicar conhecimentos complexos de maneira simples, amorosa e didática. "Falar com almas e não com cérebros", o levou a ministrar conferências em alguns dos seminários mais respeitados sobre o tema, em diversos eventos por todo o Brasil. Também teve a oportunidade de transmitir sua abordagem acerca da mística judaica em entrevistas para diversos órgãos de imprensa.
CALÚNIAS E DIFAMAÇÕES:
A internet é um excelente veículo de comunicação, compartilhamento e aproximação entre pessoas. Porém, infelizmente, pessoas mal-intencionadas têm trazido problemas e a regulamentação do mundo virtual ainda está em aperfeiçoamento no Brasil, conforme pudemos testemunhar nos casos "Carolina Dieckman" e "Júlia Rebeca". Além disso, a rede tem inúmeros casos conhecidos e anônimos de crimes contra a honra, que desafiam não só a justiça, mas também as pessoas de bem a unirem-se em prol de uma Internet mais segura.
Obviamente que ninguém precisa gostar de tudo e que trabalhos são sujeitos à crítica, desde que os pressupostos constitucionais de respeito e ética sejam mantidos. Como ressaltamos, o trabalho de Rafael Chiconeli é muito respeitado, porém enfrenta ciumeira e inveja em uma minoria que vê o esoterismo como espaço de disputa mercadológica. Estas pessoas põem-se a falar mentiras e a difundir calúnias na internet, com o fim de confundir pessoas inocentes, acreditando na impunidade e que a internet é "Terra de Ninguém".
Algumas destas pessoas tem traços bem destrutivos, é verdade. No entanto, há outros que inocentemente, reproduzem um discurso ao qual foram levados erroneamente a acreditar.
AÇÕES DOS DIFAMADORES:
Vão desde posts mentirosos em blogs, uso indevido de imagem, até ligar para espaços onde o cabalista vai palestrar, para fazer ameaças. Enviar mensagens através de perfis "fakes" para pessoas, com calúnias. Estas são as práticas escusas e infantis oriundas das mentalidades mais doentias que a web pode abrigar.
No entanto, Rafael Chiconeli não é o primeiro. Veja as histórias de diversos líderes em várias afirmações da espiritualidade e você perceberá que todos sofreram com a calúnia e a difamação. Este é o preço a ser pago por fazer um trabalho sério, porém, qualquer pessoa com senso crítico, perceberá que providências já foram tomadas e que casos como este já estão sob alçada da Justiça.
QUEM PODE ESTUDAR CABALA:
Todo aquele ou aquela que assim tiver vontade, desde que entendendo que Cabala se trata da parte mística da Torá, qualquer visão diferente disso é uma abstração. Segundo grande cabalistas de várias eras, como Rabi Abraham Abuláfia, Rabi Isaac Lúria (Ari), Rabi Moshê Chaim Luzzatto e Rav Yehuda Ashlag o ensino da Cabala de origem judaica é condição essencial para a redenção da humanidade.
Segundo o Zohar, esta redenção, através da Cabala, é anunciada no próprio Tanach, quando diz o profeta: “não mais precisarão sugerir, cada um a seu vizinho e cada um a seu irmão ‘reconhece o Eterno’, pois todos já Me conhecerão, do mais humilde ao mais destacado” (Yiermiahu 31:33). Fica claro, que segundo esta e outras fontes judaicas que este conhecimento que encherá a terra, está vinculado à revelação da sabedoria cabalística para toda a humanidade.
O grande Ari, citado acima disse no século XVI, que o estudo da Cabala não era apenas desejável, mais um dever para todos: homens, mulheres e crianças de todas as nações. Diversos cabalistas, como o próprio Baal Shem Tov seguiram no mesmo caminho, buscando tornar a Cabala mais acessível de forma que não ficasse somente restrita à círculos de eruditos.
Embora por muito tempo a Cabala tenha sido secreta, está mais do que na hora de revela-la a todos, através da sua sabedoria conforme foi transmitida pelos sábios de Israel em todas as eras. Por isso o grupo de estudos existe, para que a Torá seja estudada, praticada tanto entre o Povo de Israel, quanto às demais nações para que todos possam encontrar a plenitude.
COMO PARTICIPAR:
Cabala só se apreende através da transmissão pessoal, por isso, é necessário que haja interação. Como fazer parte disso? Comparecendo, apoiando e participando dos seminários oferecidos pelo grupo de estudos. Nossa meta é expandir este trabalho, para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas através da sabedoria cabalística. Para saber de nossos eventos, é só enviar um e-mail para ccibrasil@hotmail.com e responderemos assim que possível. Em breve o novo site retornará ao ar e a agenda de seminários do professor Rafael Chiconeli estará disponível.